Segunda abertura da colheita do Arroz em Capela de Santana

Data de publicação: 11 de março de 2019

Com mais de 25 unidades de plantio e responsável por cerca de 33% da arrecadação municipal, o arroz é, sem dúvida, o cereal de maior produção na cidade. Um grão tão importante para a cultura do município não poderia deixar de receber um tratamento a altura. No último sábado, a Secretaria de Agricultura, em conjunto com a Emater e o Instituto Riograndense do Arroz, realizou a segunda abertura da colheita de arroz em Capela de Santana, na Fazenda Gaúcha, área plantada pelo agricultor Denis Zocche Lavezzo.

As atividades realizadas durante o encontro incluíram as falas do prefeito Alfredo Machado, do secretário da Agricultura, Auri Patuzzi, do técnico da Emater, Elton Bammann, do representante dos arrozeiros de Capela de Santana, Luiz Fernando Kroeff, além do palestrante e coordenador do IRGA, Ricardo Machado Kroeff, que realizou uma didática a respeito do panorama do arroz a nível estadual e nacional.

A Fazenda Gaúcha cultiva uma área total de 355 hectares, empregando, em suas atividades, cinco famílias. Além dela, outras cinco unidades produzem entre 170 e 480 hectares de arroz no município, além de outras 19 propriedades da Agricultura Familiar com área média de 15 a 20 hectares. Como em qualquer outra atividade, a produção de arroz também encontra alguns entraves, como o baixo preço final, a competição com o arroz importado e a proibição da importação e uso de alguns agroquímicos.

Comprometida em prestar um apoio de qualidade aos produtores de arroz do município, a administração municipal, por meio das Secretarias de Agricultura e Obras, tem trabalhado na recuperação de diversas estradas para o escoamento da produção. Além disso, como explicam Elton Bammann e Carlos Maciel, da Emater, a instituição realiza diversos trabalhos em parceria com as famílias, como por exemplo, projetos de crédito, investimento e custeio, análise de solo, medições de áreas, orientações sobre o uso de agroquímicos e emissão de laudos conforme as necessidades.