Coleta seletiva de Lixo

Data de publicação: 4 de janeiro de 2019

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente reuniu-se nesta sexta-feira, 04, com os responsáveis pela mesma pasta da cidade de São Sebastião do Caí a fim de discutir assuntos com relação à coleta seletiva de lixo. O principal objetivo é absorver conhecimento a partir dos métodos utilizados pelo município vizinho, que é referência neste tipo de coleta.

Participaram do encontro o secretário e o diretor de Meio Ambiente de Capela de Santana, Henrique Meine e Felipe Borba, o secretário de Meio Ambiente e a bióloga de São Sebastião do Caí, Luciano Baldessarini e Grazi Muller, além da estagiária Natália Fuhr.

Um dos pilares para o sucesso na recuperação do meio ambiente é justamente a coleta seletiva de lixo. Conforme explica o secretário Henrique Meine, a coleta seletiva auxilia na reciclagem de diversos tipos de materiais que seriam descartados em lixões e aterros.

Os materiais são separados por tipos (plástico, papel, vidro, metais, orgânico, etc), sendo, cada resíduo, destinado a um processo independente de reciclagem. Sem essa separação e coleta seletiva não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelo serviço de coleta de lixo urbano comum.

Com a coleta seletiva, todos os resíduos são devidamente descartados e evitam a poluição do solo e lençóis freáticos, além de evitar a poluição das ruas e esgotos que podem causar enchentes.