» Na contramão da maioria dos municípios, Capela de Santana fechará 2015 no azul
03/12/2015

Na contramão da maioria dos municípios, Capela de Santana fechará 2015 no azul

Mesmo com uma das maiores crises financeiras da história assombrando os municípios, Capela de Santana fechará 2015 no azul. Medidas de contenção de gastos geraram resultados positivos na saúde financeira do Município e a gestão com inteligência e com experiência já começa a dar bons frutos. Prefeitura Municipal e comunidade trabalharam juntas para o bem da cidade e as medidas tomadas no segundo semestre de 2014 e no ano de 2015, já resultaram segundo a Secretaria da Fazenda, em uma economia de aproximadamente R$ 3.700.000,00 (três milhões e setecentos mil reais), em comparação ao ano de 2014.

Parcelamento de salários, financiamentos externos para cobrir o 13º salário, suspensão de transporte escolar, fechamento de unidades de saúde, atraso no pagamento de fornecedores, atrasos em repasses de verbas de programas federais e estaduais, são alguns dos problemas enfrentados pela maioria dos municípios em 2015 e que estiveram constantemente na mídia. Mas Capela de Santana uniu forças junto ao legislativo e a comunidade e fez “dolorosos cortes na carne” conforme justifica o Prefeito Municipal Nestor Bernardes, sobre a redução no número de CC’s, estagiários, compras e outras medidas de contenção de gastos adotadas pela Administração Municipal nos anos de 2014 e 2015.

Transporte Escolar

Ao fim do ano de 2015, pelo menos, 60 prefeituras gaúchas cortaram convênios com o Estado para o transporte escolar. O corte se deu em virtude de o valor repassado pelo Governo do Estado ser muito inferior ao gasto pelo Município com o transporte de alunos da rede estadual, ficando inviável para as prefeituras, que tem que usar recursos próprios para complementar o serviço. O valor gasto pelo Município com o transporte de alunos da rede estadual já chega a R$ 132.990,00 no ano de 2015. Mas Capela de Santana optou por não participar do rompimento coletivo do convênio e decidiu manter o serviço de transporte dos alunos da rede estadual e arcar com esta diferença usando recursos próprios, pois entende que os alunos não podem ser prejudicados.

Salário do Funcionalismo Público e Pagamento do 13º

As medidas de contenção de gastos adotadas pela Administração Municipal ainda em 2014 geraram bons frutos, e ao fim de 2015, enquanto a maioria das prefeituras gaúchas tem dificuldades para pagar em dia os salários dos servidores, como São Leopoldo, por exemplo e o Governo do Estado, que irá pagar o 13º salário em quatro parcelas, Capela de Santana conseguiu cumprir com suas obrigações financeiras com o funcionalismo e com recursos próprios pagará o 13º salário antecipadamente, sendo que a 1ª parcela foi paga em abril e a 2ª parcela estará sendo paga no dia 10 de dezembro.

Pagamento de Fornecedores

O Município fecha o ano 2015, conseguindo regularizar todas as pendências com fornecedores e inicia o ano de 2016 com controle absoluto da situação financeira e com todos os débitos em dia.

Instituto Estadual Manoel de Almeida Ramos (IEMAR)

Ao longo do ano de 2015, um dos assuntos mais debatidos no Município foi o futuro da única escola a oferecer o ensino médio dentro do Município. A escola é de competência estadual, mas a Prefeitura Municipal de Capela de Santana, pensando no bem dos alunos decidiu arcar com o aluguel da nova sede da escola até o fim do ano de 2015. Para 2016 a Administração Municipal espera que o Estado cumpra o seu dever e trate com atenção o Instituto Estadual Manoel de Almeida Ramos.

Gestão com inteligência – Aumento de 9% no índice de retorno de ICMS

212 municípios gaúchos, quase metade das cidades do Estado, tiveram em 2015 uma queda no índice de retorno do ICMS. Capela de Santana, através de uma gestão inteligente alcançou um aumento de 9% no índice, ficando entre os maiores aumentos do Vale do Caí e acima da média nacional, garantindo um maior retorno de verbas para o ano seguinte, através deste aumento de ICMS. A indústria e a formalização do setor agrícola foram os principais pontos para este aumento.

Saúde com transporte próprio é igual a economia.

Enquanto vivemos um caos na saúde em todo o país, com unidades de atendimento sendo fechadas e redução de leitos do SUS, Capela de Santana busca medidas inteligentes para fazer economia sem prejudicar a comunidade. Capela de Santana está prestes a adquirir uma “van” para o transporte de pacientes para Porto Alegre e para outros Municípios. O valor gasto no transporte realizado por uma empresa terceirizada representa um grande gasto para o orçamento da saúde. A economia que será feita com a aquisição deste novo veículo, somado aos três novos carros que foram adquiridos no meio deste ano, deverá ser usada na melhoria do serviço da saúde em Capela de Santana.