» CAPELA DE SANTANA IRÁ MANTER TRANSPORTE ESCOLAR
12/10/2015

CAPELA DE SANTANA IRÁ MANTER TRANSPORTE ESCOLAR

PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL

A Famurs (Federação Municípios do Rio Grande do Sul) divulgou que 50 mil alunos do Rio Grande do Sul podem ficar sem transporte escolar por falta de repasses do Governo Estadual. Segundo a federação, o prejuízo dos Municípios já chega a 80 milhões e pelo menos 152 prefeituras podem não renovar o convênio para o transporte escolar de alunos da rede estadual de ensino.

Os Municípios gaúchos, além de transportarem os alunos da rede municipal de ensino, utilizam veículos e convênios, para o transporte de alunos da rede estadual. Esse transporte em conjunto só é possível através de um acordo de cooperação entre Município e Estado, onde através do PAETE, o Governo do Estado repassa aos municípios o valor referente ao transporte destes alunos. Porém, no ano de 2014 o déficit no repasse do convênio do PAETE (Programa de Apoio ao Transporte Escolar) chegou à casa dos 80 milhões de prejuízo para os cofres das prefeituras do Rio Grande do Sul.  Segundo o levantamento da FAMURS, 85% dos municípios tem problemas com os repasses para o transporte escolar.

Em Capela de Santana a situação não é diferente, entretanto o desfecho deve ser outro. O Município hoje tem um prejuízo no transporte escolar de R$ 132.990,00, entre a diferença do que é repassado à Prefeitura e o valor que é gasto com o transporte dos alunos da rede estadual. Entretanto, diferentemente da maioria das prefeituras prejudicadas, Capela de Santana deve renovar o convênio e continuar a efetuar o transporte dos alunos. O Prefeito de Capela de Santana, Nestor Bernardes explicou a decisão: “As prefeituras do Rio Grande do Sul estão enfrentando diversos problemas financeiros, tomamos diversas medidas para enfrentar essa situação, mas entendemos que mesmo que não seja de total competência nossa, não podemos deixar que os alunos de nossa cidade sejam prejudicados.” Declarou o Prefeito.

A Prefeitura Municipal além de estar arcando com os gastos dos gastos do transporte escolar estadual também esta arcando até o final deste ano, com o valor do aluguel do Salão Paroquial, onde após a demolição, esta sediada o Instituto Estadual Manoel de Almeida Ramos.